O que é paciente com TRM?
O trauma raquimedular (TRM) é uma agressão à medula espinhal que pode ocasionar danos neuroló- gicos, tais como alterações da função motora, sensiti- va e autônoma, ocorrendo predominantemente nos homens em idade produtiva (18-35 anos)1.
Em cache
Qual a principal causa do TRM?
“No Brasil, as principais causas de traumatismo raquimedular são os acidentes de transporte: motocicleta, automóvel e bicicleta. Além disso, o mergulho em águas rasas também leva à lesão medular no nível do pescoço, por isso, desaconselhamos essa prática em locais onde não se saiba a profundidade.
Em cache
Quais os sinais e sintomas que o paciente vítima de um TRM pode apresentar?
Para mais, o quadro clínico do paciente choque neurogênico é caracterizado por hipotensão, bradicardia relativa, vasodilatação periférica e hipotermia. Já no choque medular, o paciente irá apresentar perda completa das funções neurológicas abaixo do nível da lesão, incluindo os reflexos e tônus retal.
Em cache
Quais são os tipos de TRM?
Tipos de Lesão Raquimedular
Existem quatro tipos de lesão medular : cervical, torácica, lombar e sacral.
Quais são as principais sequelas da lesão medular?
São três principais complicações no sistema circulatório, que podem ocorrer após a lesão medular/hipotensão postural, disreflexia auto- nômica, trombose venosa profunda.
Qual é o tratamento inicial para uma suspeita de TRM?
O tratamento do doente vítima de TRM inicia-se na abordagem inicial do paciente politraumatizado, segundo especificações do ATLS , tomando- se os cuidados necessários quanto a imobilização da coluna a fim de se evitar a progressão ou mesmo o surgimento de lesões neurológicas.
Qual é o tratamento oferecido a um paciente com possível TRM?
Os princípios gerais do tratamento cirúrgico do paciente com TRM são: 1) descompressão do sistema nervoso, medula e raízes; 2) alinhamento da coluna vertebral para permitir estabilização; 3) estabilização da coluna vertebral para permitir o apoio do paciente e reduzir a deformidade; 4) início da reabilitação, o mais …
Qual a lesão medular mais perigosa?
Dessa forma, as lesões traumáticas da coluna cervical podem ocasionar diversos problemas neurológicos, sendo considerada uma das lesões mais perigosas, podendo levar o indivíduo a ficar paralítico.
Quem tem lesão medular pode voltar a andar?
"A mensagem principal é que, quando recebe a informação apropriada, a medula espinhal tem a capacidade de reaprender a andar em indivíduos com lesão motora completa, mesmo após anos da lesão", disse ao Medscape a autora principal Claudia A.
Como diagnosticar o TRM?
A principal forma de diagnostico desse tipo de lesões são os exames de imagem que mostram a gravidade e o tipo de TRM que o paciente sofreu, iniciando sempre com o raio-x para ter uma primeira visualização do trauma que nem todos os casos são visualizados pelo raio-x no caso de micro fraturas da coluna que acabam …
Qual parte da coluna fica Paraplegico?
Normalmente as lesões que resultam em paraplegia situam-se ao nível da coluna dorsal ou coluna lombar, sendo que quanto mais alta for a lesão maior será a área de impacto, abrangendo o controle e sensibilidade, uma vez que a medula é afetada.