O que é obsolescência programada de exemplo?

Na obsolescência programada, os fabricantes lançam coleções, edições limitadas ou versões atualizadas do mesmo produto, em curto espaço de tempo, para aumentar o desejo de consumo. É por isso que, a cada ano, você tem a sensação de que o seu aparelho de celular já está ultrapassado e sente que precisa comprar um novo.
Em cache

Quais tipos de obsolescência programada existem?

Em termos gerais, existem dois tipos de obsolescência planejada: a técnica e a psicológica. A primeira acontece como no caso da lâmpada supracitado, em que os produtos são propositalmente fabricados para durarem pouco tempo, incentivando novas compras.
Em cache

Quais produtos sofrem a obsolescência programada?

Na área tecnológica, a obsolescência programada pode ser vista com maior frequência. Geralmente, durante o período de garantia, smartphones, desktops e notebooks de alguns fabricantes funcionam normalmente. No entanto, após o fim desse prazo, passam a apresentar defeitos como superaquecimento ou esgotamento da bateria.
Em cache

O que ocasiona a obsolescência dos produtos e serviços cite um exemplo?

Algumas vezes, os produtos tornam-se obsoletos pelo avanço tecnológico, pela substituição de sistema operacional ou por uma tomada que muda de padrão, por exemplo. Entretanto, em outras vezes, isso ocorre de forma intencional, gerando um consumo forçado, prejuízos ao consumidor e mais resíduos no meio ambiente.
Em cache

O que é obsolescência programada e suas consequências?

A obsolescência programada tem relação com aqueles produtos concebidos para terem falhas prematuramente ou ficarem obsoletos a curto ou médio prazo. Geralmente, o objetivo é vender um produto novo ou uma atualização do mesmo, prática já proibida em alguns países.

Quais são os principais problemas da obsolescência programada?

Além dos prejuízos financeiros pessoais, a obsolescência programada causa impactos ambientais extremamente danosos, que vão desde a quantidade cada vez maior de lixo acumulado e exploração de recursos naturais, até os poluentes encontrados tanto na fabricação quanto nos materiais produzidos.

O que significa o conceito de obsolescência?

Obsolescência, segundo o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, significa desclassificação tecnológica do material industrial motivada pela aparição de material mais moderno; expressa também a ideia de redução gradativa e consequente desaparecimento de determinada coisa/bem.

Onde você encontra a obsolescência programada no seu dia a dia?

Imediatamente nos sentimos quase obrigados a comprar um novo, não é? Aí é que estamos observando os efeitos da obsolescência programada na nossa vida. Vale destacar que esse mecanismo está presente em diversos setores produtivos, desde a moda, insumos tecnológicos, eletrodomésticos, automotivos, etc.

Quando ocorre a obsolescência programada?

Obsolescência Programada, também chamada de obsolescência planejada, é quando um produto lançado no mercado se torna inutilizável ou obsoleto em um período de tempo relativamente curto de forma proposital, ou seja, quando empresas lançam mercadorias para que sejam rapidamente descartadas e estimulam o consumidor a …

Quais são os dois tipos de obsolescência?

Tal caso é representativo da obsolescência técnica, quando as condições de uso do produto obrigam uma nova compra. Além desse tipo, existe também a obsolescência psicológica, quando o consumidor, mesmo tendo um produto em bom estado de conservação, resolve comprar um novo e descartar o antigo.

Como a obsolescência programada está presente hoje na sociedade?

Países de primeiro mundo enviam seu lixo eletrônico, conhecido como e-waste, para países subdesenvolvidos. Gana é o principal país que recebe esse entulho, criando um mercado clandestino de venda desses produtos para africanos, além de trazer poluição e doenças para os ganeses.

O que a obsolescência programada causa para o meio ambiente?

No meio ambiente, a obsolescência programada contribui para a emissão de gases estufa, e consequentemente, para as mudanças climáticas. Isso é gravíssimo para os produtos em que se usa muitos recursos naturais finitos para sua produção.

O que pode ser feito para diminuir a obsolescência programada?

Fabricantes reduzem a vida útil de um produto para que o consumidor compre outro em um intervalo de tempo cada vez menor

  1. Substituir peças e acessórios somente quando necessário. …
  2. Atualização do sistema operacional. …
  3. Verificar a real necessidade de um novo aparelho. …
  4. Procurar produtos mais duráveis. …
  5. Cuidados de manutenção.

Qual a melhor definição de obsolescência programada?

Obsolescência programada ou planejada nasceu como um processo de produção de bens com vida útil economicamente curta, fazendo com que os clientes façam compras repetidas durante o ciclo de uso do produto.

Que problema a obsolescência programada causa para os seres humanos?

Além dos prejuízos financeiros pessoais, a obsolescência programada causa impactos ambientais extremamente danosos, que vão desde a quantidade cada vez maior de lixo acumulado e exploração de recursos naturais, até os poluentes encontrados tanto na fabricação quanto nos materiais produzidos.

Quais problemas sociais a obsolescência programada pode causar?

A principal consequência da obsolescência programada é o impacto no bolso dos consumidores e dos governos, que precisam lidar com uma causa que já está se tornando humanitária.

Quais são os impactos da obsolescência?

O problema com a obsolescência programada é que ela cria um ciclo vicioso em que os consumidores são incentivados a comprar novos produtos, que geralmente têm preços mais altos do que os modelos mais antigos, mas esses novos produtos também são mais propensos a quebrar ou se tornar obsoletos rapidamente.

Onde ocorre a obsolescência programada?

Ocorre quando um produto funciona perfeitamente, mas passa a ser considerado obsoleto porque deixou de ser a versão mais atual. É exatamente o processo descrito acima, criado pela indústria automobilística e perpetuado até hoje.

By admin