O que é o soro de Coombs?

O SORO ANTI-HUMANO Blend, também denominado SORO DE COOMBS POLIESPECÍFICO, é utilizado para detectar anticorpos que tenham sido adsorvidos ou se fixado imunologicamente à superfície das hemácias.
Em cache

Qual o princípio do teste de coombs?

Teste de Coombs indireto: Avalia o plasma do sangue, identificando os anticorpos ali presentes, e geralmente é solicitado em situações de transfusão, para garantir que o sangue que vai ser doado é compatível com quem está recebendo.

Como é feito o teste de coombs?

Técnica em tubo

  1. Prepare uma suspensão salina (2 – 5%) das hemácias a serem testadas (paciente);
  2. Lavagem: a) coloque 2 gotas (100 µL) desta suspensão em 1 tubo; …
  3. Adicione 2 gotas (100 µL) do reagente de antiglobulina humana e homogeneize;
  4. Centrifugue em rotação baixa (~1000 r.p.m) por 15 segundos;
  5. Leitura:

O que é a Antiglobulina?

O teste indireto de antiglobulina (TIA) é usado para triagem do sangue para a presença de anticorpos dirigidos contra outros antígenos de hemácias além dos antígenos A e B. É realizado como parte do procedimento de “tipagem e triagem” sempre que se antecipa a necessidade de transfusão de sangue.

O que significa a sigla Coombs?

O teste de antiglobulina, conhecido como Teste de Coombs, é um exame que avalia a possível presença de anticorpos específicos que atacam glóbulos vermelhos e podem ser responsáveis pelo desenvolvimento de diversas patologias.

Para que serve o controle de Coombs?

O teste da antiglobulina humana (teste de Coombs) representa até hoje a reação-chave em Imuno-hematologia. Por um procedimento imunológico, essa reação nos permite revelar a presença de anticorpos “não aglutinantes” e/ou frações do Complemento na membrana eritrocitária.

Quando pedir o Coombs?

No início do pré-natal o obstetra sempre solicita o exame para a tipagem sanguínea da gestante e, se ela tiver o fator Rh negativo, irá solicitar o exame de Coombs indireto e repeti-lo periodicamente durante a gestação.

O que é Coombs positivo?

Um resultado positivo do teste de Coombs indireto indica isoimunização (nomeadamente, incompatibilidade Rh com o feto), estando assim em circulação anticorpos contra os glóbulos vermelhos fetais e podendo o feto desenvolver a doença hemolítica perinatal.

Quando pedir Coombs?

No início do pré-natal o obstetra sempre solicita o exame para a tipagem sanguínea da gestante e, se ela tiver o fator Rh negativo, irá solicitar o exame de Coombs indireto e repeti-lo periodicamente durante a gestação.

Qual a importância do teste de Coombs?

O coombs direto e indireto é um teste sanguíneo que tem um papel muito importante na saúde de bebês de casais de fator RH (sanguíneo positivo ou negativo), pois pode detectar anticorpos no organismo materno, sendo vital para o crescimento saudável da criança intra útero antes mesmo da sua concepção.

O que quer dizer Coombs Direto positivo?

Um resultado positivo sugere a presença de autoanticorpos nos eritrócitos. Um falso positivo pode ocorrer e nem sempre equivale à hemólise. Portanto, os resultados sempre devem estar correlacionados com os sinais e sintomas clínicos.

By admin